No Brasil, maioria é contra cotas para mulheres nos conselhos

Data de publicação 22/05/2012

Para muitos, as cotas não são a solução para aumentar o número de mulheres nos conselhos. Confira!

SÃO PAULO - Mais executivos brasileiros são contra a introdução de cotas para mulheres nos conselhos administrativos das empresas do que em outras regiões do mundo. De acordo com uma pesquisa da consultoria Hays Executive com 450 profissionais, 75% dos brasileiros afirmam que as companhias onde trabalham são contra a adoção de cotas. Já na Europa, o número fica em 59%.

No Brasil, os entrevistados justificam a resistência à adoção de cotas com o receio de que elas criem conflitos de gênero. Segundo o estudo, muitos consideram a medida injusta, pois interfere na meritocracia da empresa. Segundo um estudo da GMI Ratings, o país possui uma das proporções mais baixas de mulheres em conselhos do mundo. Em 2011, 4,5% dos assentos eram ocupados por mulheres – taxa que se manteve praticamente estável desde 2009. No resto do mundo apenas a Itália, a Coreia do Sul e o Japão possuem números menores.

A questão divide opiniões também dentro da Europa. Segundo o levantamento da Hays, a França e a Espanha, que possuem leis que impõem metas de chegar a 40% de mulheres em conselhos nos próximos anos, registram mais de 70% dos executivos com opiniões contrárias às cotas. Já na Polônia e na Suécia, mais de 60% dos participantes se dizem a favor.

Em março deste ano, a comissária de justiça da União Europeia, Viviane Reeding, disse que a organização está analisando a possibilidade de instituir cotas para executivas nos conselhos das empresas europeias. "Eu não sou uma grande fã das cotas", disse ela. "No entanto, eu gosto do resultado que elas trazem."

(Letícia Arcoverde | Valor)

Fonte: Valor Econômico